Hoje estive lendo alguns artigos do Professor José Moran em mais uma capacitação e realmente eles vêm de encontro com as mudanças de paradigmas que são tema deste blog.
De acordo com o Professor Moran, em sua essência, os cursos presenciais e distância possuem os mesmos ingredientes, nos quais descrevo abaixo:
1º) Precisamos ter educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos.
2º) Alunos curiosos, motivados, facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador.
3º) depende também de termos administradores, diretores e coordenadores mais abertos, que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, além das empresariais ligadas ao lucro, que contribuam para que haja um ambiente de maior inovação, intercâmbio e
comunicação.
comunicação.
4º) depende, finalmente, de ambientes ricos de aprendizagem, de ter uma boa infra-estrutura física: salas, tecnologias, bibliotecas... A aprendizagem não se faz só na sala de aula, mas nos inúmeros espaços de encontro, de pesquisa e produção que as grandes instituições propiciam aos seus professores e alunos.
Este texto mostra claramente que o capital humano é o que faz a diferença na relação ENSINO vrs APRENDIZAGEM, seja ele presencial ou a distância. Com a enorme gama de recursos tecnológicos que temos a disposição, acho que trata-se da única forma de universalizarmos a educação dentro do nosso país.
André, gostei muito deste texto e de como elenca o tripé da EaD: professor, aluno e instituição. Acredito que é muito importante entendermos a importância de cada um destes agentes e que todos são fundamentais para efetivação de um curso com qualidade. Muito se fala do papel do professor/tutor que necessita ser dinâmico, comunicador, estimulador e incentivador de debates e formação de conhecimentos, mas poucos se esquecem da função da própria instituição que necessita fornecer ferramentas para esta gestão de conhecimentos (que vai desde o material didático até o suporte tecnológico) e, principalmente, do papel e postura do aluno. Nesta nova modalidade a atuação do aluno é fundamental. Este necessita ser proativo, para organizar seus estudos e momentos de reflexão. Além disto, ele passa a fazer parte da construção dos debates e dos conhecimentos, por isso, se torna um agente ativo e não mais um sujeito passivo que apenas “recebe” o que o professor “impõe”.
ResponderExcluirNoemi Bueno
http://aprenderemead.blogspot.com/
Olá André,
ResponderExcluirConcordo com você. Estes elementos devem caminhar paralelamente entre si, para próporcionar um ensino de qualidade e eficiente a todos que se propõem estudar na modalidade EaD.
O foco na educação de hoje passou a ser no aluno e o professor deixou de ser a única fonte de informação para ser o orientador, facilitador, ou seja, o mediador no processo de aprendizagem. E o perfil do educando passou de ouvinte para pró-ativo em sua busca por conhecimento, desenvolvendo um pensamento crítico.
ResponderExcluirGostei muito dos seus apontamentos Noemi,a instituição,professor e aluno devem andar juntos,pois eles se complememtam e tornam o ensino aprendizagem mais eficiente.
ResponderExcluirA instituição deve oferecer respaldo aos docentes e discentes em relação a materiais,os alunos devem ser autonomos e por fim os professores devem mediar conhecimentos,sugerir e acima de tudo,apoiar a instituição na qual faz parte.
Olá!!! As palavras acima são de grande importância para todos os envolvidos na educação. É preciso que todo docente "tenha em mente" que é preciso estar sempre em transformação, em busca de novos conhecimentos.
ResponderExcluirOlá, pessoal,
ResponderExcluirAdoro esta abordagem "humanizada",devemos como educadores em qualquer modalidade aceitar a realidade contemporânea das tecnologias,nos posicionarmos como material humano operante de máquinas tecnológicas, em busca de conhecimento, gerenciando ambientes de aprendizagem seja ele presencial ou virtual, para educar-se basta acreditar em educação.
Nós acreditamos!!!!!!