Em um estudo e comparação literário realizado entre 1996 e 2008, foi comprovado que, em média, os alunos dos cursos EaD (ou on-line), tiveram desempenho modestamente superior quando comparados com os alunos dos cursos presenciais.
Este estudo só vem comprovar que, independentemente da modalidade de ensino, há a necessidade da mudança da visão por parte dos alunos, quando estes devem ser donos do seu caminho a seguir e mostrar próatividade na relação ensino x aprendizagem.
André, concordo, muitos alunos tem uma visão diferente dos cursos EAD. Acreditam que por não frequentarem diariamente uma sala de aula, não existam tarefas e responsabilidades a serem cumpridas e o que acontece na modalidade a distância é o oposto disso, onde os alunos acabam se dedicando mais e por isso esse melhor desempenho.
ResponderExcluirRoni Buglia.
Concerteza André, o aluno que cursa o ensino a distância necessita conhecer essa modalidade e suas particularidades. Ter caracteristicas autonômas e ser pró-ativo no seu processo de aprendizagem, pois será necessário dedicação e tempo, já que os conteúdos são extensos e ricos em informação.
ResponderExcluirAcredito que independente da modalidade que seja a educação, o fundamental é a disposição que professores e alunos devem ter para uma educação de qualidade. O aluno deve assumir um papel de aprendiz ativo e participante , o professor de agente facilitador da aprendizagem, a pessoa que motiva, que foca no aprender a aprender, que se especializa, procura aprofundar no aprendizado, até de como utilizar as tecnologias a que tem acesso. Pois a relação pedagógica fundamentada no " escute, leia, decore e repita", devem ser superadas por ações de " participem, criem, questionem". Mas em minha opinião pessoal, acredito que a EaD juntamente com as novas tecnologias,está mais completa para desenvolver uma nova maneira de se fazer educação.
ResponderExcluirMuito do que diz respeito ao ensino presencial refere-se à maneira como o aluno se porta na sala de aula, em geral, sobretudo, como alguém que recebe a informação passivamente e que guarda a impressão de que não será cobrado pelo que aprende. Ao estar imerso na modalidade semipresencial, verá que será necessário planejar uma rotina de trabalho e se esforçar para trabalhar conteúdos fora da sala de aula. Isso provará que ele precisará realmente aprender (por isso falamos tanto em pró-atividade) para poder resolver cada aula que é cobrada na modalidade a distância ou semipresencial que frequenta. Por isso, vemos que essa modalidade demanda mais dedicação e esforço do que se imagina.
ResponderExcluirCertamente esta modalidade de ensino exige um repertório diferenciado do aluno, principalmente o comportamento de estudo e auto-disciplina.
ResponderExcluirCertamente a EaD é uma modalidade de ensino onde exige que o aluno torne-se mais pesquisador e participativo com outros grupos de estudo utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, facilitando também a interação com o professor a distância, participando dos fóruns, discutindo os assuntos e desenvolvendo um pensamento crítico.
ResponderExcluirAndré, cada vez mais as empresas necessitam de profissionais qualificados, que possuam no currículo cursos de extensão, especialização e pós graduação. Os candidatos a estas vagas também precisam trabalhar e nem sempre possuem tempo suficiente para se deslocarem até as universidades. O EAD surge como uma excelente opção para este publico. Esse desempenho superior pode ser agregado pela valorização que estes estudantes promovem a sua qualificação.
ResponderExcluirConcordo com você, André. O professor assume uma postura de facilitador do processo. Quem conduz o processo de aprendizagem é o próprio aluno que deve, de maneira, responsável e comprometida, cumprir com suas metas no período de aprendizagem formal.
ResponderExcluir